Back

Publicado Perfil Analítico dos Laboratórios da Rede de 2016

Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária

Publicado Perfil Analítico dos Laboratórios da Rede de 2016

No perfil, encontramos informações referentes aos ensaios realizados em cada um dos laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA)
Publicado: 14/10/2016 16:56
Última Modificação: 04/02/2019 14:54

Com o objetivo de disponibilizar informações sobre a capacidade analítica dos laboratórios que compõem a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), a Anvisa publica o Perfil Analítico dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública - 2016.

Fazem parte desta publicação os vinte e sete Laboratórios Centrais de Saúde Pública, sendo um de cada estado da federação e do Distrito Federal, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e cinco laboratórios municipais, que juntos formam a RNLVISA.

Esta edição atualiza as informações referentes aos ensaios realizados, nos laboratórios da Rede, nos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária e de interesse à saúde, tais como cosméticos, saneantes, medicamentos, insumos farmacêuticos, sangue, componentes e hemoderivados, água, alimentos, produtos e serviços de saúde.

A consulta ao perfil pode ser realizada por laboratório ou por categoria de produto de interesse sanitário.

A publicação, cuja primeira versão foi elaborada em 2012, é uma importante ferramenta de gestão, que possibilita a conformação de sub redes analíticas de vigilância sanitária, para o atendimento às atividades de rotina. Possibilita, ainda, a elaboração de programas e projetos de avaliação analítica de produtos ou serviços, para investigações sobre desvio de qualidade e monitoramento de produtos, bem como para a realização de pesquisas pela Vigilância Sanitária (VISA) sobre as instituições que procedem as análises laboratoriais de seus interesses.

Como foi feita a coleta de informações?

Cabe destacar que a coleta da amostra é etapa primordial das análises laboratoriais e monitoramento dos produtos e/ou serviços de interesse à saúde. Nesse sentido, é fundamental frisar a importância da parceria entre os laboratórios e as coordenações de vigilância sanitária dos estados e dos municípios. As análises laboratoriais são realizadas somente após as coletas dos produtos serem realizadas em sua grande maioria pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios.

Já o processo de recebimento das informações foi feito por meio de formulários FormSUS preenchidos pelos próprios representantes dos laboratórios e a compilação das informações foi feita pela Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Anvisa.

As informações do Perfil Analítico são de uso dos trabalhadores e dos gestores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e também do cidadão interessado na qualidade dos produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Saber a capacidade analítica dos laboratórios contribui para a efetiva interação entre os laboratórios e os órgãos de vigilância sanitária e para o maior aproveitamento da capacidade analítica nacional para atendimento às necessidades laboratoriais locais, regionais e nacionais.